Você escreve e quer saber como ser escritor profissional? Ótimo! Buscar respostas para isso já é uma excelente iniciativa e se chegou até aqui, este conteúdo é para você!
Antes de mais nada, vamos meditar um pouco sobre o que é um profissional? Afinal, escrever pode ser um ofício tal como é a arquitetura para o arquiteto, o lecionar para o professor e entre outras profissões.
Então, vamos começar por essa perspectiva? Continue lendo e entenda como ser escritor profissional!
Índice
O que é um escritor profissional?
De maneira geral, profissional é um indivíduo que exerce uma atividade remunerada, a qual exige uma qualificação específica.
Então, vamos por partes…
Indivíduo que exerce uma atividade
Escrever exige… Trabalho!
A ideia não vai se transformar em livro apenas se estiver na sua mente. Antes de tudo, é preciso conceber a ideia e extrair dela os elementos da narrativa que você pretende contar.
Este trabalho é contínuo. Não significa necessariamente abandonar suas outras ocupações e obrigações para escrever. Até mesmo porque isso pode não ser possível no início da carreira literária. Mas, é preciso ter uma rotina, uma dedicação frequente em escrever.
Ou seja, como ser escritor profissional começa pela prática. Para isso, você precisa separar um dia e horário para escrever.
Então, se você tem o desejo de escrever profissionalmente, entenda a fundo a ideia do seu texto ou livro. Antes de tudo, planeje o que vai fazer e todos os aspectos da sua estória. A saber:
- Personagens
- Mundo fictício
- Trama
- Escaleta ou resumo de capítulos
Esses são os pontos essenciais de um planejamento para a criação literária. Se você começar por aí, evitará bloqueios criativos, uma vez que sabe o que vem a seguir.
Desse modo, após definir o planejamento do seu livro, você precisa organizar seu trabalho. Ou seja, criar uma agenda do que você vai fazer e até quando.
Como se tornar escritor profissional na prática
Por exemplo, imagine que você definiu a escaleta do seu livro com um resumo completo de todos os eventos da sua estória. Esses eventos serão estruturados em CENAS e os seus capítulos incluirão cada uma delas.
Certo, então, você pode definir como tarefa para seu próximo dia de escrita a estruturação e escrita de uma dessas CENAS. A sua meta da semana, por exemplo, poderia ser terminar de escrever todas as CENAS do capítulo. Ao final desta semana, você vai verificar se esse resultado foi alcançado. Se sim, pode seguir com a mesma meta para a semana seguinte ou, se quiser aumentar sua velocidade, dobrar o número de CENAS escritas por dia de trabalho.
Esse é um processo ágil que permitirá a você ter uma rotina produtiva de trabalho. Faz sentido se você estiver pensando em como ser escritor profissional, não é?
Remunerada
Agora vamos à questão de ser remunerado pelo seu trabalho. Pois, na definição que vimos acima, ser profissional inclui isso.
De fato, segundo John Howkins, autor do livro Economia Criativa, faz parte de um direito humano universal receber os lucros por sua invenção.
Nesse sentido, o direito autoral inclui:
- Direito patrimonial: o resultado da expressão da sua ideia, ou seja, seu texto é uma propriedade sua. Assim, você pode vender, alugar e/ou ceder como achar melhor.
- Direito moral: se autodeclarar autor da obra, assiná-la, ser reconhecido como quem a escreveu e etc.
Então, antes de tudo, é preciso proteger tais direitos. O registro de direitos autorais é o mecanismo ideal para isso, sobretudo, pensando em obras literárias.
Depois, você pode analisar como será a melhor forma de ser remunerado por isso.
Nesse sentido, a autopublicação abre um leque mais amplo de opções. A tecnologia desburocratizou a forma de publicar livros, seja em formato e-book ou até mesmo impresso.
O que nos leva ao próximo aspecto do conceito do que é ser um profissional:
Exige uma qualificação específica
Em primeiro lugar, qualificação não significa ter um diploma. Até mesmo porque existem poucas certificações tradicionais no ramo da escrita criativa.
Desse modo, o importante aqui é aprender tudo o que você puder sobre o mercado literário e editorial. Saber o que o setor espera do autor, iniciante ou não, é fundamental.
É essencial entender as etapas básicas de produção do livro, saber o que é necessário até ele chegar aos leitores, como se posicionar e se comunicar com os profissionais envolvidos e etc.
Além disso, é preciso desenvolver a escrita como ofício. Os cursos para escritores podem ajudar a manter você atualizado e aprimorar sua produção literária.
Em suma, é possível seguir aprendendo sobre produção editorial e criação literária por meio de livros, cursos online, mentorias e artigos como este que você está lendo agora!
Sem dúvida, ao exercer essas formas de estudo, você se qualificará cada vez mais como escritor profissional.
Como ser escritor profissional, afinal?
Antes de mais nada, é preciso praticar a escrita. Para isso, é preciso transformar ideias em textos literários.
Assim, tenha uma rotina definida com um dia e horário separados especialmente para escrever. Em seguida, planeje sua estória e o que vai fazer durante seus dias e horários de trabalho.
A publicação é o caminho para a remuneração. Sendo que você mesmo pode aprender a publicar seu livro por conta própria.
Desse modo, é preciso estudar o mercado, entender suas principais opções e então decidir o melhor caminho para a sua carreira.
Você pode alcançar esse conhecimento, pesquisando na internet, investindo em cursos, livros e serviços para autores.
Seguindo esse raciocínio lógico, chegamos à conclusão de como ser escritor profissional.
Então, se você busca mais qualificação sobre o tema a fim de prosseguir na sua carreira como escritor e deseja levar suas histórias ao seu público leitor, temos uma sugestão prática para você aprender agora quais são os próximos passos.
No e-book Escritores Profissionais: como publicar um livro passo a passo, você aprende tudo o que precisa saber para lançar sua obra sem medo, sem burocracia e sem estresse. Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre o e-book!