Cursos para escritores – cursos online, graduação, pós-graduação e conteúdos gratuitos

Dicas de cursos para escritores iniciantes e experientes

Gosta de escrever, já tem alguns rascunhos que gostaria de publicar, ou até mesmo obras publicadas, mas deseja se profissionalizar e aprofundar na carreira literária? Os cursos para escritores são a melhor solução tanto para escritores iniciantes quanto experientes!

Quer saber mais detalhes sobre o que é preciso para ser um escritor? Onde encontrar cursos para escritores? Como ter acesso e muito mais? Continue lendo e confira as melhores dicas sobre formação de autores!

Por que todo autor precisa considerar fazer cursos para escritores?

Mesmo com muito talento, o escritor sempre deve procurar aprimorar seus trabalhos, a fim de se tornar um profissional cada vez melhor. Isso não é uma crítica nem um sinal de que sua escrita não é boa.

Assim, aprimorar a escrita é algo inevitável, já que ninguém sabe tudo. Então, pensar o contrário é um erro fatal. Nesse sentido, os cursos para escritores são uma ótima opção para continuar aprendendo.

Primeiramente, os cursos para escritores ajudam a abrir a mente do autor para novas possibilidades. Por exemplo, seja ele um escritor iniciante ou experiente, talvez surjam dúvidas sobre como escrever um livro passo a passo. E, os cursos fornecem uma imersão em técnicas indispensáveis à escrita criativa.

Em segundo lugar, um curso para virar escritor estimula a produtividade do autor, de modo que o desafia a inovar e criar algo cada vez melhor.

Além disso, existem cursos online criados por escritores mais experientes. Geralmente, são mentores literários, críticos, editores e outros tipos de profissionais que já estão mais acostumados com o mercado e podem fornecer preciosas dicas para escritores iniciantes.

Atualmente, há até pós-graduações com ênfase em escrita de ficção e escrita criativa, bem como produção editorial — este por sua vez ajuda o autor a entender todos os passos para publicar um livro.

Por isso, é importante pesquisar, estar aberto a aprender e se aprimorar cada vez mais como escritor. São várias opções. Confira:

Curso online de poesia

Para escritores que se interessam pelo gênero da poesia, o curso Eu Sou Poeta é uma opção para conhecer melhor a composição da técnica e estilo da poesia.

O curso para escritores de poesia foca a responder perguntas frequentes que autores iniciantes se fazem, tais como: como ter inspiração? O que escrevo é poesia ou outro gênero literário? Meus poemas são suficientes para formar um livro? Dentre outras questões.

Este curso online de poesia é dividido em 33 módulos, cada um com 2h30min de duração. Nele, os escritores iniciantes podem aprender sobre tudo que engloba o processo de criação poética, desde a técnica até a inspiração.

Clique no banner abaixo para conhecer mais sobre o curso online de poesia:

EU SOU POETA - Curso online para escritores

Curso online para escrita biográfica e autobiográfica

Para aqueles que têm interesse em aprender mais sobre escrita biográfica e autobiográfica, o curso História de Uma Vida reponde às duvidas que a maioria dos novos escritores pode apresentar. Por exemplo:

  • Por onde começar uma estória baseada em vida real;
  • Como fazer a estória não ficar monótona ou não natural;
  • Como publicar uma biografia ou autobiografia sem problemas com direitos autorais.

Portanto, não é porque você escreve fatos da vida real que não precisa aprender técnicas narrativas envolventes para despertar e prender a atenção do seu leitor.

Nesse sentido, ao longo deste curso composto por 21 módulos, você aprenderá a escrever estórias sobre sua vida ou a de outros de maneira profissional, autêntica e envolvente.

Por fim, para concluir o curso, o aluno deve apresentar um Projeto Final. Trata-se de dois desafios: realizar a estrutura do livro e o primeiro capítulo — que depois serão avaliados pelo professor. Então, é uma ótima oportunidade para aprender e receber feedback sobre sua escrita!

Clique no banner abaixo para saber mais sobre o curso online de escrita biográfica e autobiográfica:

Curso online como escrever um livro autobiográfico

Curso online para escritores principiantes: contos

Começar a escrever contos é uma dica para quem deseja produzir seus primeiros textos literários. Afinal, os contos são narrativas mais curtas e são perfeitos para colocar a escrita em prática.

Porém, nem sempre um escritor iniciante tem facilidade para transformar suas ideias em uma estória pronta. Nesse sentido, alguns desafios enfrentados nesse primeiro momento são: bloqueios criativos, dúvidas sobre como desenvolver sua estória, o que está faltando e etc.

Assim, uma alternativa de ótimo custo-benefício é o curso para escritores online: COMO ESCREVER CONTOS 2.0. Nele, você vai aprender caminhos e possibilidades para se tornar escritor. Além disso, terá contato com:

  • Técnicas de escrita;
  • Estrutura narrativa;
  • Conflitos;
  • Teorias de composições de personagens;
  • Entre outros assuntos.

Tudo isso voltado para a estrutura de contos, que possibilitam um resultado mais rápido e prático para você se tornar um escritor de livros.

Se você gostou da proposta, clique no banner abaixo e saiba mais sobre o curso COMO ESCREVER CONTOS 2.0:

Curso para escritores - curso online de escrita de contos

Especializações e cursos de formação de escritores

Os cursos anteriores são bastante práticos e já ajudam o escritor de ficção a desenvolver seu livro, seja em prosa ou em poesia. Outro diferencial é que são online e podem ser acessados de qualquer lugar.

Agora, se você deseja um aprendizado mais aprofundado, bem como investir em uma certificação de nível superior, também já temos opções interessantes no país:

Pós-graduação em Escrita Criativa – NESPE

Atualmente, a Pós-Graduação em Escrita Criativa é fruto de uma parceria firmada entre o Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE) e o Centro Universitário Ítalo Brasileiro.

Assim, as aulas são quinzenais e a especialização tem duração total de 24 meses. O curso é ministrado no centro do Rio de Janeiro.

O foco da pós-graduação em escrita criativa da NESPE é a profissionalização de estudantes que têm interesse na área da escrita de ficção. Além disso, é uma dos poucos cursos de especialização no Brasil que buscam formar escritores e prepará-los a desafios da profissão.

Desse modo, as 200 horas de prática em Escrita Criativa fazem com que este seja um dos cursos para escritores com maior foco em Laboratórios Práticos no país.

Sendo assim, esse curso para virar um escritor foca na exposição das produções dos alunos aos olhar crítico dos professores, pesquisadores e especialistas. Sem dúvida, será um recurso poderoso de capacitação para escrever.

Outros cursos do NESPE

Além disso, o NESPE oferece também cursos livres de pequena duração, ótimos para quem tem interesse e disponibilidade para estudar presencialmente:

  • Contratos e direitos autorais;
  • Design editorial;
  • Literatura para crianças e jovens;
  • Marketing digital;
  • Mediação de leitura;
  • Preparação e revisão de textos;
  • Produção gráfica;
  • Proteção e direitos para criadores de conteúdo;
  • Publicando seus próprios livros;
  • Roteiro audiovisual;
  • Tipografia

Por fim, o NESPE oferece outras especializações relacionadas ao mercado do livro.  Primeiramente, a pós-graduação em Preparação e Revisão de Originais conta com aulas quinzenais no centro do Rio de Janeiro. Ainda, oferece ao estudante o domínio das técnicas de revisão e o aprimoramento da qualidade da obra literária.

Deste modo, sua proposta une o ensino das técnicas de revisão às diretrizes de orientação de carreira. O objetivo desse método de ensino é criar um curso para ser escritor que prepare o estudante aos desafios da profissão.

Por outro lado, a pós-graduação latu sensu em Edição e Gestão Editorial é um dos cursos para escritores que oferece disciplinas em gestão editorial; mercado editorial; produção editorial; metodologia, edição digital e tendências.

Então, nesta especialização, o foco está em pessoas que desejam atuar no mercado editorial e pretendem trabalhar com gerenciamento de conteúdo editorial. Por exemplo, no caso de editoras de livros, revistas acadêmicas, jornais, revistas, sites, dentre outros.

Graduação PUCRS Escrita Criativa

O curso de graduação em Escrita Criativa da PUCRS merece destaque por ser o único curso de graduação nessa área em todo o país. Vale ainda ressaltar que segue os padrões de qualidade desta renomada instituição. Então, se o seu desejo é realizar uma faculdade para escritor, este curso é para você!

Esta graduação busca capacitar alunos a escreverem criativamente em qualquer plataforma. Dessa forma, este curso para escritores se baseia na literatura com o intuito de conferir ao estudante a habilidade de criar conteúdos.

Para isso, o foco do conteúdo programático está no estudo de fundamentos teóricos, crítica, relação entre literatura e mídias, bem como a produção de textos ficcionais e não ficcionais, tais como poesias, narrativas, roteiro audiovisual e texto teatral.

Sendo um curso na modalidade de Tecnólogo, tem duração de 5 semestres. A formação está disponibilizada no Rio Grande do Sul.

Canais digitais para aprender sobre escrita gratuitamente

Além dos cursos, uma opção interessante para quem quer ficar por dentro das novidades do mercado editorial e aprender mais sobre os diversos assuntos da escrita criativa é acompanhar blogs, como a BookLabs.

Por aqui, buscamos compartilhar técnicas de escrita e de estruturação de estórias, bem como atualidades do setor e etc.

Também vale a pena seguir escritores mais experientes e formar um networking na área.

Por exemplo, nossa fundadora, Dani Ferreira, está sempre produzindo conteúdos relevantes para os interessados em ingressar na carreira literária. Você pode segui-las nas redes sociais, tais como Facebook, Instagram e Twitter. Segue abaixo seus perfis:

Capacite-se e leve sua carreira ao próximo nível!

Para ser um escritor profissional, é preciso se profissionalizar! Você nuca chegará ao ponto de dizer “agora sei de tudo”. Sempre é necessário se aprimorar. Ainda mais autores de ficção. Além das técnicas, um escritor profissional ainda deve ficar por dentro das novidades do mercado editorial.

Portanto, nada melhor do que cursos para escritores e blogs literários. Você pode começar pelos cursos online, que são mais acessíveis. Depois, conforme for avançando, pode investir em graduações e pós-graduações na área.

Quer ficar por dentro das nossas dicas para escritores iniciantes, como começar um livro e muito mais? Então, assine nossa newsletter e receba nossas dicas por e-mail.

Assine a Newsletter aqui!