A resenha literária é um importante recurso para o público bem como para autores. Afinal, é pela resenha que as pessoas podem conhecer melhor a obra antes de prosseguir com a leitura, sobretudo no caso de resenha literária de um livro recentemente lançado.
Assim, se você é um autor estreante e busca por formas de divulgar sua obra, uma maneira é estimular a produção de resenhas literárias do seu livro. Neste post, vamos explicar o conceito de resenha literária, apontar os tipos de resenhas, o que não pode faltar em uma resenha crítica de um livro e entre outros pontos relacionados.
Acompanhe o conteúdo e saiba como o público pode fazer uma resenha e como este recurso é capaz de atrair mais leitores para a sua criação literária.
Índice
- 1 Conceito de resenha literária
- 2 Tipos de resenha literária
- 3 O que não pode faltar na resenha literária de um livro
- 4 Como fazer uma resenha literária que as pessoas vão querer ler
- 5 A importância da resenha para a divulgação de um livro
- 6 Como conseguir resenhas para o seu livro
- 7 Como lidar com resenhas críticas
Conceito de resenha literária
A resenha literária é uma produção textual com o objetivo de apresentar uma análise sobre uma obra literária. Trata-se de uma análise breve e objetiva a fim de proporcionar ao público um contexto prévio do livro resenhado.
Dependendo do tipo de resenha, o autor da análise pode também incluir sua opinião sobre a leitura. Porém, existe a resenha literária sem viés crítico, cujo objetivo é apenas mostrar informações básicas da obra em questão.
Dessa forma, por proporcionar um conhecimento prévio sobre um determinado livro, a resenha literária é muito utilizada em ambiente acadêmico, jornalístico e no mercado editorial.
Afinal, as pessoas geralmente procuram por referências antes de começar a ler um livro. Seja por um amigo, ou pelas avaliações da obra na internet. Nesse sentido, ter boas resenhas publicadas online é uma excelente forma de atrair o público-alvo do seu livro.
Mas, o que é de fato uma resenha literária e o que não pode faltar na resenha de um livro? Continue lendo e saiba mais sobre os tipos de resenhas e sua composição.
Tipos de resenha literária
Como já apontado anteriormente, existem dois tipos de resenhas literárias. A saber: a resenha literária descritiva e a crítica.
Resenha literária descritiva
É conhecida também como resenha técnica ou científica, pois é bastante usada em livros técnicos / não ficção.
Nesse tipo de texto, o autor da resenha aponta os detalhes gerais da obra, as informações principais do livro, como autor, editora, data de publicação, assunto, tema e etc.
Desse modo, não há uma expressão opinativa nesse tipo de resenha literária. O texto é mais objetivo e apresenta apenas um panorama geral das ideias desenvolvidas pelo autor do livro. Ou seja, um resumo bem sucinto.
Resenta literária crítica
É também chamada de opinativa e mais comum no mercado de livros de ficção. Neste tipo de texto, o produtor da resenha também faz um levantamento geral da obra, das ideias desenvolvidas, construção de personagens, tema, gênero literário e etc.
Porém, a grande diferença é que existe espaço para o desenvolvimento de uma opinião pessoal de quem está escrevendo a resenha.
Dessa forma, o texto é tanto informativo quanto argumentativo, uma vez que o resenhista pode desenvolver seu ponto de vista a partir de suas experiências, conhecimento e fundamentos da ficção. Por exemplo, se os personagens principais foram bem construídos ou se a trama apresenta inconsistência e etc.
Mais do que um ponto de vista técnico, o autor de uma resenha literária do tipo crítica também pode expressar seu apreço (ou não) pela obra. Ou seja, dizer se gostou ou não, e gosto pessoal é bem subjetivo, não é verdade?
De qualquer maneira, a resenha agrega à obra, pois ajuda o público a criar uma expectativa sobre o livro e também aguça a curiosidade do leitor.
O que não pode faltar na resenha literária de um livro
Uma boa resenha literária mescla um resumo da obra, com informações relevantes sobre o assunto e ideias desenvolvidas no livro, com trechos analíticos, mesmo em se tratando de resenhas descritivas. Neste caso, a análise descritiva pode apontar o gênero literário, o tema, a identificação de um protagonista, antagonistas e etc.
Por outro lado, uma resenha literária crítica é mais detalhista, fundamentada com argumentos coerentes e um ponto de vista opinativo bem estruturado.
Pontos essenciais de uma resenha literária
- Informações técnicas do livro: autor, ano de publicação, editora, canais onde o livro pode ser encontrado e adquirido, título, subtítulo e etc.
- Diferenciais da obra: se já ganhou um prêmio literário, é um Best Seller, se aborda alguma tendência ou um ponto de vista inédito sobre o assunto e entre outros aspectos.
- Um pouco sobre o autor: como o resenhista conheceu o autor, se já leu outro livro de sua autoria, outras obras publicadas, especialidades do autor e etc.
- Contexto do livro: um resumo geral da narrativa, de modo a gerar ao público um conhecimento geral do enredo: personagens, eventos principais da trama, onde a narrativa se passa e entre outros pontos de uma estória de ficção, por exemplo. É importante também saber harmonizar o conteúdo para evitar o famoso spoiler. Ou seja, uma informação que revela algo muito importante sobre a obra e acaba com o elemento surpresa. Caso a intenção seja dar spoilers, é interessante avisar o leitor que o conteúdo tem este tipo de informação.
- Crítica e opinião direta do resenhista: se for uma resenha crítica, o autor do texto precisa fundamentar sua análise ao longo de todo desenvolvimento do resumo da obra e ao final concluir com sua opinião geral. A opinião pode trazer aspectos técnicos, como já exemplificamos, e também aspectos pessoais, como a experiência de leitura e apreço do resenhista pelo estilo do autor, gênero literário e etc.
Como fazer uma resenha literária que as pessoas vão querer ler
Assim sendo, para fazer uma resenha literária bem escrita, o resenhista deve, antes de tudo, ler a obra com atenção. Nesse processo, ir fazendo anotações sobre os aspectos mais relevantes do livro.
De forma semelhante, o autor da resenha deve fazer um levantamento das informações técnicas da obra a fim de se contextualizar sobre o livro antes mesmo de começar a leitura. Ou seja, para melhor compreensão durante a leitura, buscar saber mais sobre o assunto abordado, sobretudo se for uma obra de não ficção.
Essas informações podem ser obtidas no site da editora ou do autor, nas redes sociais também de ambos, na contracapa e nas orelhas do livro, por exemplo.
Após a leitura minuciosa, uma forma de produzir a resenha é estruturá-la da seguinte forma:
Estrutura de uma resenha literária
- Introdução: apresentação geral do texto, contextualização da obra e se a resenha terá um viés crítico.
- Resumo da obra, com ou sem crítica: neste espaço, o resenhista aponta as ideias gerais do livro. Se for uma resenha crítica, pode ser mais detalhista e ir pontuando suas observações pessoais.
- Crítica / opinião do resenhista: este espaço só existe se for uma resenha literária crítica. Aqui, o autor da resenha desenvolve melhor sua opinião, sendo comum até dar uma nota ao livro.
- Dados técnicos do livro: esta parte inclui objetivamente o título e subtítulo, nome do autor do livro, ano de publicação, editora, número de edição e entre outras informações existentes.
A importância da resenha para a divulgação de um livro
Os dois tipos de resenhas ajudam no entendimento do público sobre o conteúdo da obra. Assim, podem aguçar a curiosidade e o interesse dos leitores.
Por isso, a resenha literária é um importante recurso de assessoria de imprensa e marketing editorial. Nos canais digitais, como redes sociais, por exemplo, as resenha tem um potencial incrível de alcançar novos leitores. Nessas plataformas, a análise pode variar em forma de textos, vídeos, imagens e legendas mais curtas.
Seja qual for o formato ou o canal, a resenha ajuda a tornar a obra mais conhecida. Quanto mais conhecida, maior o seu potencial de venda. Logo, mais leitores são alcançados, o que também pode gerar mais avaliações e resenhas, aumentando a divulgação progressivamente.
Então, se você é um autor ou autora e está lendo este post em busca de ideias para divulgar seu livro, veja no próximo tópico como conseguir resenhas para o seu livro.
Como conseguir resenhas para o seu livro
Existem várias formas de conseguir uma boa resenha literária para seu livro e muitas com baixo investimento. Em alguns casos, basta solicitar uma parceria com algum resenhista na qual cabe o autor apenas enviar o livro gratuitamente para a avaliação.
Geralmente, um resenhista literário é um produtor de conteúdo e já publica resenhas em seus canais, sobretudo em blogs, redes sociais e plataformas de vídeo. Assim, este profissional já tem uma audiência e precisa continuar produzindo conteúdo relevante. Logo, também pode ser do interesse desse produtor de conteúdo fazer uma resenha sobre o seu livro a fim de manter seu próprio público engajado.
Desse modo, algumas formas de conseguir uma resenha literária do seu livro são:
Parcerias com blogs, vlogs, instas e igs literários
Procure na internet por estes termos e identifique aqueles que produzem resenhas de livros semelhantes aos seus. Faça uma lista destes canais e tente entrar em contato com cada um deles falando sobre seu interesse em ter uma resenha sobre o seu livro.
Seja cortês e pergunte se existe a possibilidade de fazer uma parceira e como funcionaria. Depois de entender os termos do parceiro, responda com sua decisão e cumpra sua parte. Geralmente, basta enviar o livro que o produtor de conteúdo se compromete a criar a resenha em seu canal.
Aquisição de media kit (influencers literários)
Produtores de conteúdos que já conquistaram um grande volume de seguidores podem monetizar sua produção e cobrar um valor para escrever a resenha e publicá-la em seus canais.
Geralmente, são influencers literários e oferecem um conjunto de soluções para divulgar um livro. Se quando você entrar em contato com o produtor de conteúdo ele ou ela apresentar este media kit, não se assuste. Avalie suas condições, os prós e os contras, pergunte sobre o número de visitantes / seguidores e as formas de divulgação incluídas e responda com sua decisão. Dependendo do alcance, o investimento pode valer a pena.
Solicitação aos leitores
Se você já tem leitores, uma forma de conseguir uma resenha literária opinativa é incentivá-los a produzi-las em suas redes sociais. O incentivo pode funcionar melhor com ofertas de brindes, menções honrosas nos perfis do autor ou concursos em que o autor da melhor resenha (em termos de desenvolvimento, e não de opinião), ganha algum prêmio.
Contratação de Leitura / Resenha Crítica
Você também pode procurar um serviço de leitura crítica e orçar com o parecerista a produção de uma resenha crítica junto com o material da análise. Ou, dependendo do relatório de leitura crítica, você pode pedir a permissão do parecerista para divulgar a análise nas redes sociais e entre outros veículos de divulgação.
Como lidar com resenhas críticas
Após conseguir as resenhas sobre seu livro, você pode se surpreender com o resultado. De maneira geral, o resenhista tende a ser profissional e fundamentar coerentemente a sua crítica. Mas, o autor do livro não pode obrigar ninguém a gostar do seu conteúdo ou publicar um texto positivo sobre a obra. Isso precisa acontecer naturalmente.
Então, avalie primeiramente se o resenhista seguiu todos os pontos que explicamos neste post e estruturou a resenha literária de maneira adequada. Em seguida, tente olhar pelo seu ponto de vista e encarar a crítica de maneira construtiva. Caso a resenha tenha sido absolutamente positiva, melhor ainda! O importante é manter o tom profissional e respeitar a opinião das pessoas. Afinal, são seus leitores!
Portanto, não tenha medo de submeter seu livro à avaliação e produção de uma resenha crítica. Pois, os resultados podem surpreender tanto positivamente quanto em forma de melhorias para seus próximos trabalhos. Essas análises sobre o livro ajudam a torná-lo conhecido, sobretudo quando publicadas nas mídias digitais.
Logo, uma resenha literária é um recurso que não deve ser dispensado na divulgação da sua obra. Desse modo, procure os meios certos para produzi-la, seja por parcerias ou serviços contratados.
Gostou de saber mais sobre a produção de uma resenha literária? Se sim, compartilhe este post com seus amigos e ajude a levar estas dicas e informações a mais pessoas!