Como lançar um livro em 4 passos decisivos para seu sucesso literário

Como lançar um livro em 4 passos decisivos para seu sucesso literário

“Escrevi meu livro, e agora?” Muitos escritores iniciantes fazem esta pergunta no início de sua carreira literária. É normal não saber quais os próximos passos. Por isso, vamos mostrar algumas dicas de como lançar um livro. Acompanhe o conteúdo e confira um passo a passo viável e decisivo para o sucesso do lançamento do seu livro!

Como lançar um livro em 4 passos rumo ao sucesso

Em primeiro lugar, o planejamento é fundamental para que tudo caminhe da melhor maneira possível no lançamento do seu livro. Para isso, anote as etapas que vamos passar adiante sobre como lançar um livro.

Vale ressaltar que quando falamos de lançamento estamos presumindo que o seu livro está pronto. Ou seja, já foi editado e transformado em um produto a ser ofertado aos leitores.

Mas, se você está um passo atrás e ainda precisa saber como funciona a publicação de livros, tudo bem. Depois, dá uma olhadinha no nosso post sobre os passos para publicar um livro. 😉

Enfim, retomando ao lançamento, falando sobre profissionalismo, é essencial que o escritor aprenda:

  • O funcionamento do mercado editorial;
  • Os processos principais de edição e publicação;
  • Participar proativamente de todos os processos;
  • Ajude a divulgar sua obra.

Afinal, vemos muitos autores entrarem com a expectativa errada no mercado. Acreditando que basta terceirizar a autopublicação de livros ou confiar cegamente em uma editora. Isso NÃO é profissionalismo.

De fato, você não precisa fazer tudo sozinho, porém o maior responsável pelo sucesso é próprio autor. Fica aqui esta dica para escritores iniciantes, ok?

Então, entre com a expectativa certa, sabendo que você precisará sim colocar a mão na massa e participar da produção e do lançamento do seu livro. Em seguida, planeje suas ações de acordo com os passos que vamos passar agora:

Passo #1: Aquecer a audiência

Ainda durante a escrita e a produção editorial, fale com as pessoas que você pretende lançar seu livro em um futuro próximo. Mas, faça isso de maneira natural, sem forçar o assunto e acabar cansando as pessoas antes da hora.

De forma geral, as pessoas admiram o trabalho do escritor. E, mesmo que ainda não coloquem fé no seu projeto, possivelmente demonstrarão algum interesse e parabenizarão sua iniciativa.

Como lançar um livro - aquecendo sua audiência

Além do seu círculo de amigos, crie páginas e perfis profissionais em redes sociais para escritores. Só para exemplificar, Youtube, Facebook e Instagram são ótimos para começar.

Assim, produza vídeos curtos e fotos contando um pouco sobre o projeto. Quando a edição do livro estiver mais avançada:

  • Mostre como está ficando o livro por dentro (a diagramação, por exemplo);
  • Divulgue o título;
  • Publique nas redes a sinopse;
  • Mostre o making-of;
  • Apresente os principais personagens do livro, como o protagonista e antagonista, no caso de livros de ficção;
  • Peça para seus seguidores opinarem sobre propostas de capa;
  • Entre outras ações similares.

Como lançar um livro usando Gatilhos Mentais

Antes de tudo, pense um pouco sobre como os ser humano toma suas decisões.

Você já assistiu a um filme porque alguém indicou? Usou uma maquiagem porque viu uma celebridade usando em algum vídeo? Levou uma amiga nas compras para ajudar a escolher uma roupa? Fez um teste vocacional com um especialista para escolher sua carreira?

Provavelmente você já passou por essas ou outras situações que ajudaram a tomar as suas decisões. É normal, todos nós agimos assim. Faz parte do funcionamento do cérebro humano. Precisamos tomar tantas decisões diárias que acabamos adotando “atalhos” que parecem indicar a melhor solução.

De forma resumida, os gatilhos mentais são esses “atalhos” que o cérebro humano faz para tomar decisões de maneira que não precise parar para pensar e analisar durante um longo tempo antes de fazer determinada escolha.

Mas, por que você precisa saber disso?

Porque, se você pretende aprender como lançar um livro, além de desenvolver a criatividade, também vai precisar aprender um pouquinho sobre persuasão. Os gatilhos mentais são importantes na tomada de decisões. E o que você espera que as pessoas façam com seu livro? Comprem e leiam, correto? Isso é uma decisão!

Gif - Gatilhos mentais - Interessante!

Logo, você precisa aprender a estimular as pessoas a escolher seu livro. Para isso, é importante saber usar gatilhos mentais de maneira estratégica (e ética, é claro). Nesse sentido, os passos que estamos fornecendo para você fazer seu lançamento incluem gatilhos mentais. Confira:

Antecipação

O gatilho mental da antecipação faz com que as pessoas fiquem ansiosas e na expectativa de que algo vai acontecer. Os conteúdos que sugerimos anteriormente são formas de gerar essa antecipação.

Assim, de tempos em tempos, mesmo durante a produção do livro, avise às pessoas de que em breve você vai lançar seu livro. Reforce que elas precisam ficar ligadas e acompanhar seus conteúdos a fim de não perder as novidades.

Novidade

O gatilho da antecipação está muito relacionado ao da novidade. Se algo está por vir, significa que vem novidade por aí.

Gatilho Mental - Novidade

Nesse sentido, estudos mostram que o cérebro humano reage à novidade, influenciando em nosso nível de concentração e motivação. Assim, a novidade estimula o interesse e também instiga à ação. Afinal, a gente quer ficar por dentro das novidades, não é verdade?

Mas, para ter sucesso com esse gatilho, é importante alcançar essas pessoas. Não adianta falar de novidades sozinho. Você precisa ter audiência. É o próximo gatilho mental que você usará no seu processo de lançamento:

Comunidade

Além de tomar decisões de maneira automática, o ser humano também é naturalmente sociável. Isso faz parte do nosso processo evolutivo. Nós gostamos e até mesmo precisamos nos sentir parte de alguma coisa, de um grupo, ficar perto de quem é parecido com a gente.

Gatilho Mental - Comunidade

Assim, se o seu livro fizer as pessoas se sentirem parte de uma comunidade, elas estarão mais propensas a comprá-lo no lançamento.

Então, crie grupos nas redes sociais, convide seus seguidores para participar e dialogue com eles dentro desses grupos. Peça sugestões quanto à capa e diagramação, pergunte como eles reagiriam se estivessem no lugar dos seus personagens, se as pessoas já passaram por alguma situação semelhante aos assuntos abordados no livro e etc.

A ideia é envolver os integrantes do grupo no processo e deixá-los se sentir parte do projeto. Afinal, quando publicado, o livro passa a ser um pouco do leitor também, sabia?

Então, converse com seus futuros leitores e permita que eles tenham voz no seu lançamento. Sem dúvida, isso gerará um engajamento maior com sua obra e fará diferença no dia do evento.

Passo #2: Conhecer as preferências do seu público

Depois de criar e engajar sua audiência, é preciso continuar interagindo com ela e considerar suas preferências para o evento.

Pense conosco: adianta você criar um evento de lançamento e não aparecer ninguém? Não, concorda?

Dessa forma, você precisa ajudar as pessoas a estar no seu evento. Para isso, faça pesquisas com sua comunidade! Pergunte aos seguidores quais são suas preferências quanto a:

  • Lugares;
  • Datas;
  • Horários;
  • Duração;
  • Estilo do evento (se mais casual ou formal);
  • Preço (quanto eles pagariam pelo livro pronto).

Em seguida, analise as respostas em comum e planeje o evento de acordo com as preferências da sua audiência.

Passo #3: Pré-lançamento

Em terceiro lugar, você vai precisar retomar a atenção da sua audiência para o lançamento.

Gif - chamada para a ação

Agora, com o livro pronto, você pode começar a estimular seus futuros leitores em direção à compra. Nesse sentido, pense em retomar aos gatilhos mentais que você já vinha usando no aquecimento.

Use o gatilho da novidade e antecipação dizendo ao público que o livro chegou e falta pouco para o grande dia.

Além disso, crie ofertas especiais de pré-venda. Uma dica é oferecer bônus para quem comprar seu livro no pré-lançamento a fim de estimular a ação dos seus seguidores.

Por exemplo, inclua brindes como marcadores de página, broches, post its, canecas e etc. Mas, somente para quem fizer a compra durante o pré-lançamento. Assim, você usa mais um gatilho mental: escassez. Um tempo restrito para aproveitar um benefício acaba estimulando à ação.

Assim, programe sua pré-venda com ofertas e condições especiais dentro de um limite de tempo. Talvez, trinta dias antes da data do lançamento.

Deixando a audiência informada

Durante esse tempo de pré-lançamento, alimente sua comunidade com informações sobre o evento. Deixe seus seguidores a par do local, horário, da data e o do que for relevante para o público estar presente no grande dia.

Além disso, atente-se às possíveis dúvidas das pessoas. Por exemplo, como é o acesso, se há transporte público perto, se o local oferece estacionamento, entre outras questões que possam facilitar a presença no dia do lançamento.

Então, aqueça e acompanhe seus canais sociais! Esse é o momento de prender a atenção dos seus futuros leitores.

Passo #4: Lançamento

Finalmente, chegamos ao quarto passo de como lançar um livro efetivamente. Depois de criar sua audiência, despertar sua atenção, criar laços e mantê-la engajada, é hora de compartilhar a alegria desse grande dia.

Antes de tudo, certifique-se de que está tudo ok com os livros, se já foram entregues e estão prontos no local do evento. Vá interagindo com sua comunidade ao longo do dia, usando o gatilho da antecipação do tipo “está chegando, pessoal!”.

Outra dica é chegar um pouco antes no evento a fim de checar novamente se está tudo certo e fechar os ajustes finais.

Enfim, é hora de curtir, porque este é um dos dias mais felizes da vida de um escritor. Registre os melhores momentos com fotos e vídeos, valorize e agradeça a presença de todos, sorria e aproveite!

Celebre o dia do seu lançamento!

Celebrando o dia do lançamento

Publicar um livro é uma realização inesquecível. Se você seguir estas dicas de como lançar um livro, sem dúvida, sua experiência será mais positiva do que apenas marcar um evento sem antes preparar sua audiência.

Portanto, seja proativo. Conheça seu público e dê voz às preferências dele. Assim, as chances de formar seus primeiros leitores são maiores.

Agora, se você quer aprender mais sobre publicação de livros, nós também temos um material Premium sobre o assunto. Conheça nosso e-book como publicar um livro passo a passo, escrito e produzido pela nossa fundadora, Dani Ferreira. Clique no banner abaixo e veja mais informações sobre o conteúdo:

 

Como publicar um livro passo a passo