9 dicas para escritores iniciantes

9 dicas para escritores iniciantes atingirem sucesso

“Escrevi meu livro, e agora?” Essa é uma das muitas perguntas de autores no começo da carreira literária. Com o tempo, fica claro que a escrita é apenas uma das etapas e o mais desafiador é levar essa obra aos leitores. Por isso, vamos dar algumas dicas para escritores iniciantes vencerem as principais dificuldades do mercado editorial e começar uma carreira de sucesso!

9 Dicas para escritores iniciantes: da escrita à publicação do livro

Ser um escritor iniciante na carreira literária pode gerar muitas dúvidas. Afinal, esse tipo de profissão não é a difundida na escola e nas universidades, por exemplo.

Portanto, as dicas para escritores iniciantes fornecidas por blogs literários e editoriais, como a BookLabs, são de suma importância para que esses novos autores encontrem tudo o que precisam visando o sucesso na sua jornada como escritor profissional.

Gif Dicas para escritores iniciantes

Pensando nisso, preparamos este post para você, escritor iniciante! Aqui, você encontrará dicas desde a escrita até a publicação do primeiro livro, tais como:

  • Revisar a primeira versão do seu livro;
  • Encontrar um leitor beta;
  • Aprender a lidar com as críticas;
  • Registrar sua obra;
  • Procurar entender a dinâmica do mercado editorial;
  • Considerar mais de um modelo de publicação;
  • Ser persistente;
  • Divulgar sua obra e perfil como escritor nas mídias sociais;
  • Definir o que é sucesso para VOCÊ!

O que está esperando? Foque nas nossas dicas, tire suas dúvidas e publique sua primeira obra!

Dicas para escritores iniciantes #1: revise a primeira versão do seu livro

Antes de tudo, é importante o próprio escritor “lapidar” sua obra por meio de uma revisão geral de todo o conteúdo. Para isso, em primeiro lugar, o escritor deve dar uma pausa do texto, para refrescar a mente e evitar o “olho viciado” durante a leitura da obra integral.

Quando estamos focados demais em uma leitura, ficamos acostumados com aquela forma de escrita. Consequentemente, é mais fácil deixar passar alguns detalhes, como erros ortográficos ou gramaticais, pelo fato de nossa visão estar acostumada ao texto.

Assim, depois que nos distraímos e desfocamos da leitura e voltamos depois de um tempo, é mais fácil de retomar a atenção nesses detalhes. Depois disso, o escritor deve reler o texto e corrigir erros, como:

  • Erros de digitação;
  • Erros ortográficos e gramaticais gerais;
  • Incoerências.

Além disso, precisa analisar o conteúdo, a fim de verificar se está de acordo com a estrutura previamente planejada e a qualidade literária. Pergunte-se sempre: “eu gostaria de ler esse livro?”

Falamos mais sobre isso no post: como escrever um livro passo a passo.

Dicas para escritores iniciantes #2: encontre um leitor beta

Um leitor beta é aquela pessoa que faz uma leitura crítica do seu livro antes do conteúdo ser oficialmente publicado.

O leitor beta ou primeiro leitor pode ser um amigo ou alguém contratado para realizar esse tipo de leitura, logo após a revisão e ajuste do próprio escritor.

O ideal é que essa pessoa seja um consumidor do gênero literário da sua obra, seja transparente, acessível e impessoal. Assim, poderá dar um feedback construtivo e indicar pontos de melhoria na sua obra.

Dicas para escritores iniciantes #3: aprenda a lidar com críticas

Se você quer ser um escritor profissional, é imprescindível aprender a lidar com as críticas, seja dos seus leitores ou de profissionais do ramo. Claro, estamos falando aqui de críticas construtivas, que tragam luz às possibilidades de melhoria do seu trabalho.

Ofensas por ofensas é outra história! A melhor forma de lidar com isso é a seguinte: ignorando os haters.

Ignore haters

Logo, as críticas de verdade, ou seja, as que apontam pontos positivos e negativos da obra, devem ser acatadas e usadas para a melhoria da sua obra, processo criativo e escrita literária.

Então, como parte das dicas para escritores iniciantes, sugerimos refletir com bastante atenção acerca do feedback dos leitores beta. E também ao parecer de um profissional de leitura crítica. Aproveite ao máximo as sugestões a fim de lapidar ainda mais seu trabalho!

No desenvolvimento da carreira literária, é importante o escritor iniciante aprender a lidar com as críticas, tirando proveito daquilo que for possível. E simplesmente ignorando aquilo que for desnecessariamente nocivo a sua obra.

Dicas para escritores iniciantes #4: registre sua obra

Depois de já ter revisado sua própria obra e ter passado pela leitura crítica de um leitor beta, é imprescindível que o escritor, iniciante ou não, faça o registro da mesma.

O registro de direitos autorais é o melhor mecanismo de proteção e garantia dos direitos do autor sobre a sua própria obra e, por isso, é de suma importância.

Este registro, por sua vez, é feito pela Biblioteca Nacional, e garante a segurança jurídica do livro, já que certifica publicamente a titularidade da obra intelectual e confirma quem de fato é o autor da referida obra.

Ou seja, o registro feito pela Biblioteca Nacional atesta quem de fato é o dono da obra. Portanto, tem todos os direitos sobre ela.

Mas, atenção! O registro dos direitos autorais só pode ser emitido para livros cuja escrita já foi finalizada. Confia aqui os passos para publicar um livro e entenda melhor todo o processo.

Dicas para escritores iniciantes #5: procure entender a dinâmica do mercado editorial

Você está entrando em um mercado com muitas particularidades. Estude-o e fique por dentro das novidades!

Para isso, acompanhe blogs para escritores, como a BookLabs. Siga perfis sociais de escritores mais experientes e troque ideias com eles nas redes. Aproveite também os materiais gratuitos desses canais e dialogue sempre com seus colegas de profissão.

Dicas para escritores iniciantes #6: considere mais de um modelo de publicação

A espera por editoras para seu livro pode levar alguns meses e, nem sempre, a resposta é positiva. Mas, isso não significa que seu texto não é bom!

Como ressaltamos anteriormente, é importante entender o mercado editorial e compreender que, na carreira literária, existe mais de um modelo de publicação.

Já falamos anteriormente aqui no blog sobre o papel das editoras no Brasil. De modo geral, as editoras tradicionais precisam ter mais chances de lucrar em um cenário em que 44% da população não lê e, destes, leem integralmente apenas 2,43 obras por ano.

Assim, como uma das dicas para escritores iniciantes, destacamos o seguinte: considere investir no seu livro por meio da autopublicação e de outros recursos, como:

  • Incentivo cultural;
  • Prêmios / concursos literários;
  • Crowfounding;
  • Entre outros.

Você pode publicar sua obra de várias formas

Explicamos esses modelos no post “Conheça todos os passos para publicar um livro”.

Dicas para escritores iniciantes #7: seja persistente

O sucesso na carreira literária não costuma ser instantâneo. O reconhecimento, seja por uma editora ou pelos leitores em geral, leva tempo.

Nesse sentido, é preciso ser paciente e saber esperar com convicção de que seu trabalho é de qualidade e um dia vai alcançar o público ao qual se destina.

Por isso, é importante não desistir e se manter na busca do aprendizado e nas formas de divulgar seu trabalho de maneira mais eficiente possível.

Afinal, quando olhamos o panorama histórico de grandes escritores do século XX, como J.K. Rowling, J.M Barrie e Stephen King, entendemos que a jornada do escritor de sucesso também perpassa por momentos de não reconhecimento.

Sonho de ser escritor - o caso de J.K Rowling

Todos esses autores citados acima e tantos outros, como o próprio J.R.R. Tolkien, bem como C.S Lewis e, já no século XX, Rick Riordan e Suzanne Colllins, precisaram ser persistentes quando foram rejeitados e desacreditados na sua carreira literária.

Em seguida, todos estes tiveram suas obras reconhecidas nacional e internacionalmente como grandes sucessos.

Está precisando de inspiração para manter a persistência na escrita? Então acesse nosso post com dicas de 3 filmes sobre escritores e persista até atingir seu objetivo!

Dicas para escritores iniciantes #8: divulgue sua obra e seu perfil como escritor nas redes sociais

Como parte das nossas dicas para um escritor iniciante, ressaltamos como é importante estar presente e ser ativo nas redes sociais.

Isso ajuda a conquistar e engajar seguidores, os quais poderão se tornar leitores por meia da interação nas mídias sociais.

Mas, não se esqueça de sempre agir com profissionalismo e respeito, sabendo lidar com críticas e interagir de forma educada com os usuários. Por exemplo, fale sobre:

  • Seu processo criativo;
  • Sua visão de mundo;
  • Seus valores como indivíduo;
  • Aquilo que acredita, gosta, lê, assiste, ama e etc.
  • Seja honesto e íntegro em todos os canais!

Dicas para escritores iniciantes #9: defina o que é sucesso para VOCÊ

O que você quer como escritor? Fama, dinheiro, prestígio?

Essas coisas você pode ter (às vezes até mais facilmente) de outras formas e por meio de outras profissões.

O verdadeiro escritor é aquele que continua escrevendo e conquistando cada vez mais leitores. Assim, se você escreveu uma obra, publicou e tem pelo menos um leitor, você é um escritor!

Claro, quanto mais leitores você conquistar, mais dinheiro você ganhará e isso te tornará mais famoso. Mas, essas coisas são apenas consequências de um propósito maior. A saber: levar suas histórias para o grande público.

E, apesar desse ser um propósito grande, a verdade é que ele começa com passos pequenos. Em primeiro lugar, com seu leitor beta. Depois, com os primeiros leitores. Em seguida, com o grande público.

Talvez, seu desejo seja apenas a satisfação de ter um livro publicado. Se sim, a publicação já é o SEU sucesso!

Então, relaxe, seja paciente e caminhe rumo ao que é sucesso para VOCÊ.

Sucesso para você

Bem-vindo ao mercado literário!

Ser escritor é um sonho possível e mais real do que a maioria pensa. Mas, é preciso saber qual seu objetivo na carreira literária, qual o propósito do seu trabalho, bem como ser paciente até atingir esse resultado.

Nesse meio tempo, é fundamental saber sobre o mercado, aprender a lidar com críticas, divulgar seu trabalho de maneira profissional e valorizar cada leitor que prestigia sua obra.

Em resumo, essas são as dicas para escritores iniciantes que você deve guardar e relembrar sempre!

Então, bem-vindo a esse ramo, sim, maravilhoso! Compartilhe com seus amigos e mostre o que você aprendeu sobre a profissão de escritor.