Quais os vilões de um escritor iniciante e como vencê-los

Os verdadeiros vilões de um escritor iniciante

Você tem interesse na escrita, está produzindo ou até está com seu livro quase pronto para estrear sua carreira literária? Se sim, você pode estar enfrentando (mesmo sem saber ainda), um ou mais dos vilões de um escritor iniciante.

Mas, não tema! Todos eles podem ser combatidos com a tática certa. Para ajudar você, caro aspirante a escritor, vamos pontuar os principais antagonistas dos escritores e suas obras. Continue conosco e veja como se blindar deles e vencê-los!

Quem são os principais vilões de um escritor iniciante?

Então, vamos começar com uma lista nada amigável…

Antes de tudo, saiba que os rivais de um escritor iniciante podem estar escondidos nas situações mais rotineiras da sua vida. Cuidado! Eles estão mais próximos do que você imagina. Olha só como:

Procrastinação

A tática da procrastinação é colocar um monte de obstáculos e distrações na frente de um escritor iniciante. Algumas até legítimas, como suas obrigações profissionais e responsabilidades domésticas, por exemplo.

Procrastinação - gif

O objetivo da procrastinação é atravancar sua escrita, criar desculpas para não escrever e não tocar seu projeto para frente.

Qual a tática para driblar a procrastinação?

Estabelecer prioridades, fazer o que está ao seu alcance, avançar de passo em passo, um pouquinho de cada vez.

Dica: se você não puder escrever todo dia, tudo bem. O importante é tirar o melhor proveito do tempo que você tem para escrever, mesmo que pouco. Por exemplo, aos finais de semana. 

Medo

O medo entra em jogo para paralisar o projeto dos escritores iniciantes. A tática dele é criar um monte de dúvidas e paranóias, fazendo o escritor ou escritora achar que todo mundo quer roubar sua ideia.

Medo - gif

Qual a tática para vencer o medo?

Se nutrir de conhecimento sobre direitos autorais, finalizar a escrita do seu livro, lapidar a primeira versão e deixá-la o mais perfeita possível para assegurar seus direitos sobre a sua obra.

Dica: assim como uma ideia não é elegível a registro, também não pode ser roubada. A sua obra já é sua e você tem mais recursos para provar isso do que imagina. O conhecimento será seu aliado na disputa contra o medo!

Preguiça

A preguiça parte pra cima de um escritor iniciante com a estratégia do “estrelismo”, por exemplo. Assim, faz o autor pensar que é um artista e que seu papel é apenas escrever. Desse modo, esse aspirante a escritor pensa que seu livro é tão espetacular que vai ser um favor deixar uma editora publicá-lo.

Preguiça - gif

O objetivo da preguiça é manter os escritores no banco esperando alguém trazer seu livro ao mundo.

Qual a tática para derrubar a preguiça?

Arregaçar as mangas e trabalhar pelo seu livro.

Dica: a preguiça é o principal vilão do aprendizado. Todo mundo pode aprender, mas pode ser bloqueado por esse vilão. Não é culpa sua, é uma fraqueza humana natural. Queremos ficar na nossa zona de conforto. 

Porém, há um antídoto: dedicação e foco no que precisa ser feito! Se você não fizer nada pelo seu livro, não espere que outra pessoa faça.

Vencer a preguiça é a primeira coisa que o homem deve procurar se quiser ser dono do seu destino. — Thomas Atkinson.

Amadorismo

Só que depois de derrubar a preguiça, o escritor iniciante tem que enfrentar o gigante do amadorismo. Ele bloqueia a qualidade com a tática do “faça você mesmo” e do “publique seu livro de graça”.

Vilões - gif

O objetivo do amadorismo é deixar os escritores cometerem erros elementares pela falta de conhecimento do mercado editorial. Acham que é tudo fácil, dá para fazer tudo sozinho sem investir tanto tempo ou dinheiro porque, afinal, todo mundo publica um livro hoje em dia.

Qual a tática para liquidar o amadorismo?

Estudar o funcionamento do mercado do livro, os termos da produção editorial e saber quem são seus aliados: os profissionais do livro.

Dica: colocar a mão na massa não significa fazer tudo sozinho. Significa saber que você vai ter que entrar em campo junto com um time campeão.

Como um escritor iniciante pode combater seus vilões na prática?

  1. Sem desistir de escrever o seu livro do início ao fim.
  2. Revisando a primeira versão e reescrevendo até chegar à melhor versão possível.
  3. Protegendo seus direitos para não ficar com medo de mostrar seu livro para outras pessoas.
  4. Conhecendo mais sobre as regras do jogo das editoras (temos um e-book gratuito sobre isso).
  5. Escolher seu time e liderar a partida.
  6. Ter um plano de ação (este plano você encontra nesta imersão)

Conselhos finais para escritores iniciantes

O primeiro contato com o mercado editorial pode não ser muito fácil. Mas, para vencer os primeiros obstáculos, o escritor precisa se munir de conhecimento e desenvolver outras habilidades além da escrita. Por exemplo, de planejamento e gerenciamento de projetos.

Por quê? Bem, seu livro é um projeto! Ele é de fato o resultado de um esforço de tempo e de recursos financeiros dentro de um período de tempo. Se você quiser escrever profissionalmente, é totalmente possível. 

Porém, é preciso reconhecer que seu livro não é um filho. É um projeto, um produto, que requer planejamento e execução precisa para chegar da melhor maneira possível às mãos de quem realmente importa — seus futuros leitores!

Aqui no blog da BookLabs você encontra vários conteúdos gratuitos que vão te ajudar neste início de carreira. Mas, se você quiser ir além, se dedicar para valer e ir de um aspirante a escritor a um escritor profissional, conheça nossos conteúdos premium

Temos cursos para escritores e e-book produzidos pela nossa fundadora Dani Ferreira. E também temos algumas indicações interessantes para você desenvolver sua criação literária.

👉 Clique aqui e conheça nossos produtos e indicações!

Até a próxima!