Sem dúvida, os filmes da Marvel vão ficar na história do cinema pelo seu sucesso de bilheteria e carisma com o público. Sobretudo, com o desfecho da saga do Infinito, que inclui os filmes desde “Homem de Ferro” até “Ultimato”. Nesse sentido, temos o antagonista Thanos, um dos vilões mais queridos pelo público. Por quê? É isso que você vai entender neste post!
Índice
Por que Thanos é o antagonista que todos amam?
A franquia “Os Vingadores” está no topo dos filmes com maior bilheteria da história do cinema e “Os Vingadores: Ultimato”, que traz o desfecho de Thanos e da trama das Joias do Infinito, bateu o Record, superando “Avatar”.
Sim, grande parte do público estava torcendo pelo aclamado Homem de Ferro, todo mundo queria ver o Thor arrasando, ninguém põe defeito no Capitão América, o Hulk esmaga e a Viúva Negra detona.
Mas, por outro lado, vemos surgir nessa saga um personagem muito interessante, um vilão completo, que faz a gente pensar e até duvidar se ele está errado.
Thanos foi um sucesso, pois não é simplesmente mau. Ele tem um propósito, tem qualidades fora suas obsessões maléficas, o que faz nossa mente aceitá-lo melhor.
Thanos é o antagonista que emociona, que dá gosto de acompanhar. Ele obriga os heróis a se apresentarem da melhor forma (sem contar o Thor no último filme – piadinha interna, kkkk), a serem protagonistas mais comprometidos com sua missão e seu objetivo.
Enfim, como escritor, você pode aprender muito com os vilões da Marvel. Principalmente, com o antagonista Thanos. Veja em que sentido:
Thanos tem um objetivo
Se você está acompanhando as aulas sobre como estruturar um livro de ficção, sabe que o objetivo do protagonista faz parte da estrutura da estória. Porém, o objetivo do antagonista está muito relacionado ao objetivo do protagonista. Aliás, esses dois tem uma dinâmica oposta, em que um atrapalha o outro.
Assim, muito além de ser mau porque dá na telha, Thanos tem um objetivo e está focado em eliminar qualquer um que se coloque no caminho dele. Só que não é qualquer um impedindo o que Thanos quer. São Os Vingadores, os heróis mais poderosos da Terra!
Esse embate traz dinâmica, ritmo e emoção à história. Assim, o público é fisgado e quer saber o que vai acontecer nessa luta de gigantes.
Um antagonista que faz a gente pensar
Além disso, o objetivo de Thanos aborda um tema que existe na vida real: a superpopulação.
Tem pessoas que entendem e até mesmo defendem o vilão nesse sentido! Por quê? Porque, afinal, não é um assunto simples.
Várias teorias demográficas debatem a questão da superpopulação. Por exemplo:
- Teoria malthusianismo: a qual diz que as populações crescem em progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16), enquanto a quantidade de alimentos cresce em uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6). Porém, o elaborador dessa teoria, Thomas Robert Malthus, não previu a evolução da agricultura e errou nas suas projeções;
- Teoria marxista: que vai contra a teoria de Malthus e afirma que o problema não está na superlotação, mas na distribuição de renda: produz-se o necessário, mas nem todos tem acesso;
- Teoria neomalthusiana: que se trata de uma reformulação do malthusianismo, a qual afirma que as populações pobres deveriam ter seus índices de natalidade controlados por meio de métodos contraceptivos.
De fato, a população mundial cresce e envelhece cada vez mais. No Brasil, vimos, por exemplo, a Reforma da Previdência, fundamentada no crescimento de idosos no país, o que tornam necessários certos ajustes no sistema.
Tais assuntos são polêmicos porque existem opiniões contra e a favor. E cada um dos lados tem argumentos consideráveis. Ou seja, faz a gente pensar.
Não é simples, não há uma resposta rápida — o que torna a ficção mais identificável e, consequentemente, interessante.
Thanos é um vilão profundo e complexo
Durante toda a sua trajetória, Thanos se diz alguém sábio e até mesmo justo. De fato, ele acredita que vai salvar a vida no universo. Ele se coloca no papel de um general ou um herói que precisa fazer sacrifícios para um bem maior.
Mas, para salvar, Thanos mata e extermina. Contraditório, não?
Por outro lado, seu discurso é firme, sua aparição é esteticamente bonita com toda a sua vestimenta e porte colossal. Além disso, o antagonista mostra uma genuína dor, um pesar de ser o encarregado de cumprir tal missão de “resgate” do universo.
Ou seja, a intenção de Thanos não é ser mau. É ser implacável em busca de algo que ele de fato acredita ser a salvação do universo.
Profundo e complexo, concorda?
É um antagonista com qualidades e contradições
Nesse sentido, você já deve ter lembrado de algumas qualidades de Thanos, não é?
Responda sinceramente, tirando sua obcessão homicida, quem não iria querer Thanos como um Vingador?
Afinal, ele é forte, decidido, inteligente, persistente, leal a sua missão… Enfim, ele não é somente um cara mau.
Isso o torna empático, mesmo que não seja muito simpático. Segundo Robert McKee esta é a qualidade de um protagonista bem construído.
Logo, Thanos tem tanta força de vontade e empatia quanto um protagonista. Apenas está do lado oposto do tabuleiro.
Enfrenta obstáculos proporcionais
Desde o primeiro momento em cena, Thanos arrasa seus oponentes. Mas, até mesmo ele, um personagem objetivo e frio, ficou ressentido pela dificuldade de vencer os heróis da Terra.
O número de Vingadores só foi crescendo ao longo da saga. Assim, foram surgindo oponentes desafiantes, como Feiticeira Escarlate, Capitã Marvel. Além disso, “apenas humanos”, como Steve Rogers, o Capitão América, que se mostrou tão digno quanto Thor para combater o vilão.
Desse modo, Thanos teve adversários proporcionais às suas habilidades. Por um momento, a audiência ficou na dúvida se o antagonista seria derrotado. Mas, sem dúvida, seus obstáculos foram tão intensos quanto ele.
Aprenda a criar personagens com a Marvel!
Quer escrever personagens melhores? Aprenda com a Marvel!
Inspire-se com esses aspectos de Thanos para criar o protagonista e antagonista ideal dentro da sua estória, seja em livro, série, filme, histórias em quadrinho e etc.
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos e troque ideias sobre as melhores opções para a sua obra! 😉