3 filmes sobre escritores para inspirar sua carreira

JK. Rowling, J.M. Barrie e Stephen King são alguns dos escritores mais bem-sucedidos e conhecidos do mundo. Não por consciência são temas de alguns dos melhores filmes sobre escritores.

Neste post, você conhecerá um pouco mais sobre estes audiovisuais. Fique conosco até o final do conteúdo e confira!

Quem é o escritor e qual sua origem

Em primeiro lugar, vamos relembrar as origens da carreira literária?

A história do escritor é antiga, e se mistura à história do livro. A arte de contar histórias, escrevê-las e passá-las à diante existe pelo menos desde o Egito Antigo, com o papiro. Neles, eram registradas histórias sobre deuses, heróis e culturas dos povos.

Já na Idade Média, a evolução do papiro para o pergaminho permitiu filósofos e teólogos escreverem de forma mais organizada e com maior funcionalidade. Principalmente, devido à maior praticidade do pergaminho.

A partir de 1454, com a invenção da prensa móvel feita por Gutenberg, a história dos livros e do escritor deu uma guinada diferente. Até então, era muito mais difícil adquirir um livro.

Posteriormente, com o século XIX, repleto de inovações, surgiram os primeiros Best-sellers, graças a maior popularização dos preços dos livros. Isso, somado à maior porcentagem de pessoas que sabiam ler, o escritor finalmente se firmou como uma profissão reconhecida socialmente.

Foi desse momento em diante que a profissão de escritor passou a existir como conhecemos. E muitos deles, como J.R.R. Tolkien. C.S Lewis, Victor Hugo, Júlio Verne e tantos outros, conseguiram reconhecimento.

Contudo, até essa época, grande parte dos escritores era composta pela elite social corrente. Logo, era preciso ser alguém previamente “importante” para fazer sucesso.

Atualmente, as tecnologias digitais, como a plataforma de autopublicação da Amazon, por exemplo, tornaram o processo de publicação e distribuição de um livro ainda mais fácil.

Então, hoje, o que é preciso para ser escritor? Basicamente é escrever e publicar seus escritos. Se você escrever constantemente e compartilhar suas obras com leitores, você é um escritor!

Escritores brasileiros para acompanhar

Quando falamos sobre o que é preciso para ser escritor, também é importante lembrarmos que o Brasil tem lançado cada vez mais novos escritores. Estes, por sua vez, têm se consagrado no mercado.

Assim, embora nossa lista de filmes sobre escritores envolva autores internacionais, vale a pena pensarmos também em como autores brasileiros alcançaram o tão almejado sucesso. Alguns deles são:

Paula Pimenta

Paula Pimenta nasceu em Belo Horizonte, onde mora até hoje. É autora de livros “cor-de-rosa”, também chamados de romances sentimentais. Depois de passar no vestibular para o curso de Jornalismo, transferiu sua matrícula para Publicidade, curso no qual se formou na PUC-MG. Além disso, estudou Música na UEMG, Teatro na Companhia de Teatro e chegou a dar aulas de violão e técnica vocal.

Nesse ínterim, sua carreira como escritora se iniciou em 2001, quando lançou seu livro de poemas de nome “Confissão”, relançado em 2013. A escritora ficou conhecida depois de lançar o livro “Fazendo meu Filme 1”, que acabou virando uma série de quatro livros. Todos lançados pela editora Gutenberg.

Em 2011, Paula Pimenta lançou o livro “Minha vida fora de série”. Já em 2012, foi a vez do lançamento de “Apaixonado por palavras”. E, em 2014, “Apaixonada por histórias”, ambos no gênero de crônicas.

Atualmente, a escritora continua sua produção de livros. É ativa nas redes sociais e presente em eventos literários, como a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, bate papos e sessões de autógrafo.

Thalita Rebouças

Thalita Rebouças nasceu no Rio de Janeiro e é autora de livros infanto-juvenil. Sempre gostou de escrever, iniciou seus estudos no curso de Direito, mas dois anos depois, resolveu trocar para o curso de Jornalismo.

Como jornalista, trabalhou na Gazeta Mercantil, TV Globo e FSB Comunicações. A partir de 2001, deixou as redações de lado para investir na carreira de escritora. E, aos 25 anos, lançou seu primeiro livro, “Traição entre amigas”.

Em 2003, lançou o livro “Tudo por um pop star”, que se tornou Best-seller e, mais tarde, “Fala sério, mãe!” entrou na lista de livros mais vendidos da Revista Época.

Ao longo de seus 19 anos de carreira, Thalita Rebouças publicou 22 livros e vendeu mais de 2,3 milhões de exemplares. Seus livros já foram traduzidos para mais de 20 línguas diferentes.

Nesse meio tempo, algumas de suas obras foram adaptadas para o teatro. A saber: “Fala sério, mãe” (2007), “Tudo por um pop star” (2014), e “Fala sério, gente” (2017). Outras foram adaptadas para o cinema, como:

  • “Uma fada veio me visitar” (2016)
  • “Fala sério, mãe” (2017)
  • “Tudo por um pop star” (2018)
  • “Ela disse, ele disse” (2019)

Além de escritora, atualmente, Thalita Rebouças é apresentadora do programa The Voice Kids, na TV Globo.

André Vianco

André Vianco é escritor, romancista e dramaturgo. Natural de Osasco, São Paulo. Sua primeira publicação foi o título “Os Sete”, em 1999, que se tornaria seu primeiro Best-seller.

O autor é especializado em literatura de terror, sobrenatural e fantasia. É muito influenciado por escritores como Stephen King, Victor Hugo, Edgar Allan Poe e Henry James.

Vianco iniciou sua carreira literária depois de ser demitido do emprego. Depois de receber seu FGTS, investiu na publicação de uma tiragem de mil cópias de seu primeiro livro, “Os Sete”.

Sendo assim, sua primeira publicação foi independente. Ou seja, de maneira autônoma e sem ser representado por uma editora tradicional. Seu sucesso chamou atenção da Editora Novo Século, que reeditou seu primeiro livro e publicou várias obras subsequentes.

Em seguida, André Vianco assinou contrato com a editora Rocco em 2010, um ano antes do lançamento de “O caso Laura”. Também pela Rocco, lançou a série de livros infantis “Meus queridos monstrinhos”, a partir de 2014.

Desde 2017, o autor tem contrato com a editora LeYa Brasil, responsável pelo relançamento de obras antigas e lançamento de seu 17º romance (23º livro como um todo), “Penumbra”.

Hoje, André Vianco é um dos escritores mais conhecidos em todo país, seguido por uma massa de leitores fãs da literatura de terror e suspense. Para conhecer mais sobre suas obras, entre no blog do Vianco.

Eduardo Spohr

Escritor, professor, blogueiro e podcaster brasileiro, Eduardo Spohr começou sua carreira se relacionando muito bem com seu nicho por meio do site de Cultura Pop Jovem Nerd. Antes de fazer sucesso como escritor, Eduardo Spohr se formou em Comunicação Social pela PUC-RJ. Trabalhou como repórter do Cadê Notícias, StarMedia e iG. Ainda, foi analista de conteúdo do portal iBest e editor do portal Click 21.

Posteriormente, já como colaborador do blog Jovem Nerd, publicou seu livro pelo selo Nerdbooks, na loja virtual da página, participando do podcast Nerdcast. Esse lançamento vendeu mais de quatro mil exemplares.

A partir de 2010, o escritor publicou “A batalha do apocalipse” pelo selo Verus, do Grupo Editorial Record. Outro sucesso do autor foi o primeiro volume da série “Filhos do Éden”, lançado em 2011.

Spohr conseguiu formar um público fiel antes mesmo de lançar seu livro. Isso chamou a atenção do maior grupo editorial do Brasil e o levou a ser um sucesso nacional. Atualmente, Spohr continua inovando, realizando novos trabalhos por meio do financiamento coletivo.

Luiz Miguel Gianeli

Luz Miguel Gianeli é um autor brasileiro e pastor. Ingressou mais recentemente no mercado geek e nerd com o lançamento do livro “Muito Além de Videogames”, compartilhando suas memórias de infância com os games clássicos.

As obras do autor dentro desse mercado são escritas em estilo de crônicas. E, de forma muito interessante e cativante, sempre as relaciona a uma lição relevante para os dias atuais. A saber, o valor da amizade, família e os laços de afeto que perduram além do tempo por meio das saudosas memórias em torno dos videogames.

De forma semelhante, as crônicas narradas por Gianeli também apontam para Cristo, de modo a nos dar uma nova visão do entretenimento dentro dos costumes cristãos.

O autor também é engajado nas redes sociais. Realiza palestras sobre as temáticas do seu livro e já participou de eventos da Cultura Pop, se comunicando muito bem com seu público.

Assim, Gianeli é um ótimo exemplo de escritor independente que vem crescendo e ganhando espaço dentro do seu nicho. Vale a pena conferir!

Dani Ferreira

Dani Ferreira é natural do Rio de Janeiro e hoje reside em Juiz de Fora, Minas Gerais. Fundadora da BookLabs, Dani Ferreira tem um perfil de empreendedora. Como escritora, gosta de misturar ficção-científica com fantasia, bem como abordar valores cristãos.

Começou a escrever aos 17 anos de idade e, atualmente, tem 5 livros publicados de forma independente. Sua primeira obra, o volume I da trilogia “Derek Dustin e as Crônicas do Rei”, foi lançado em 2015. Desde então, Dani não parou mais de colocar suas ideias no papel!

Nesse meio tempo, foi lançado o segundo volume da trilogia. Ainda, o primeiro capítulo do primeiro volume pode ser lido online no site. Nele, também é possível conhecer mais sobre a obra, além de adquiri-la de diferentes formas.

Além disso, em seguida, Dani também publicou o livro “Conto pra você”, formado por 9 contos inéditos de autoria própria. Ainda nesse período, a autora publicou “O Herói Herege”, um conto medieval de ficção e drama doméstico. Por fim, “O Ladrão de Sonhos”, que concorre à 4ª Edição do Prêmio Kindle de Literatura, trata-se de um mistério de assassinato com uma mistura de ficção científica e drama doméstico.

Para ficar por dentro das novidades da autora, acompanhe as notícias no seu blog!

3 filmes sobre escritores para inspirar sua carreira

Então, quer ser um autor ou autora como os citados acima? Inspire-se com estes filmes sobre escritores:

Magia além das palavras (2011)

Dando início a nossa lista de filmes sobre escritores, não podíamos deixar de mencionar o “Magia além das palavras” (2011).

Esse longa-metragem conta a trajetória, as influências e eventos marcantes da vida de J.K Rowling, conhecida internacionalmente pela célebre saga Harry Potter.

Filmes sobre escritores - a história da escritora de Harry Potter

Embora seja uma biografia não autorizada, o filme é apreciado pelos fãs, que podem conhecer melhor a adolescência conturbada da jovem Joanne Rowling, bem como os desafios que enfrentou até chegar ao sucesso. Sem dúvida, quando falamos de filmes sobre grandes escritores, não poderíamos deixar de mencionar a obra sobre essa autora tão influente na atualidade.

Em Busca da Terra do Nunca (2004)

Este filme sobre escritores retrata a vida de J.M Barrie, autor do grande sucesso “Peter Pan”. Estrelado por Johny Deep no papel principal, conhecemos a história do bem-sucedido autor de peças que enfrenta problemas com a má recepção do público a sua última produção.

Filmes sobre a vida de escritores - autor de Peter Pan

Consequentemente, Barrie começa a buscar novas inspirações. Enquanto isso, ele conhece a família Davies, formada pela viúva Sylvia (Kate Winslet) e seus quatro filhos.

Inspirado pela amizade com a família e envolvido pelos desafios enfrentados por Sylvia e seus filhos, Barrie escreve sua produção de maior sucesso: Peter Pan.

Louca obsessão (1992)

Embora não seja uma biografia, Louca Obsessão entra em nossa lista de filmes para escritores por ser uma ficção baseado do livro “Misery”, de Stephen King (1987).

No livro, King responde aos seus leitores que insistiam em prendê-lo à literatura terror, negando-lhe a criatividade para desenvolver outros tipos de textos.

Assim, “Louca Obsessão” trata-se de uma ficção, cuja trama baseia-se no sequestro de um escritor famoso (Paul Sheldon). Em seguida, o protagonista da estória é mantido em cativeiro por uma fã.

Então, a mulher cuida de sua saúde. Porém, passa a revelar sua personalidade doentia quando encontra os originais do próximo livro do autor e descobre que sua personagem preferida iria morrer.

De forma semelhante à resposta aos fãs, a sádica enfermeira funciona também como metáfora para as drogas que King consumia na época, das quais não se sentia capaz de livrar. Portanto, trata-se, também, de um excelente filme sobre escritores.

Filmes sobre escritores também inspiram!

Conhecendo estes 3 filmes sobre escritores, você verá como filmes também podem ser uma ótima fonte de inspiração.

Principalmente se nos mostram que o sonho da escrita é possível, nos ensinam a perseverar ou apenas nos contam um pouco mais sobre a vida e trajetória dos escritores mais conhecidos do mundo.

Se você gostou das informações deste post, compartilhe com seus amigos escritores e marque aquela sessão bacana de cinema para inspirar seus próximos trabalhos!